sexta-feira, 27 de junho de 2008

A história Teréna contada pelo Teréna

Mais um espaço é conquistado pelas comunidades Teréna de Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul. Suas tradições, opiniões e anseios podem ser vistos a qualquer momento na grande rede. Este blog é fruto de uma demanda dos moradores das Áreas Indígenas Buriti e Buritizinho que sentiam a necessidade de mostrar os problemas e alegrias de seu cotidiano de acordo com seu ponto de vista.
O Blog Voz Teréna é um espaço de discussão para que índios e não-índios possam conhcer a cultura desta etnia que possui a segunda maior população indígena em Mato Grosso do Sul, com mais de 18 mil pessoas, segundo a Funasa (Fundação Nacional do Índio).
Área Buriti
Fica em Mato Grosso do Sul. Localiza-se a cerca de 30 quilômetros da área urbana de Sidrolândia, na divisa com o município de Dois Irmãos do Buriti (também em MS).
É composta por oito aldeias: Água Azul, Barreirinho, Buriti, Olho d'Água, Oliveiras, Recanto (em Dois Irmãos do Buriti), Córrego do Meio e Lagoinha (em Sidrolândia). Cerca de 2 mil pessoas moram na região.
Área Buritizinho
Está na área urbana de Sidrolândia. É composta por apenas uma aldeia, a Tereré. Possui mais de 500 moradores, de acordo com a Funasa.
Jornal Voz Teréna
A comunidade Teréna também tem um veículo impresso com os mesmos princípios deste blog. Aliás, este blog surgiu do Jornal Voz Teréna. O Jornal é produzido pelos próprios indígenas (desde a pauta - escolha dos assuntos a serem tratados - à edição dos textos) com auxílio de acadêmicos e profissionais de Jornalismo voluntários em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Duas edições, com dois mil exemplares cada, foram publicadas. Todavia, os recursos financeiros são escassos. Por isso, a idéia de ampliar o acesso à cultura desta etnia surgiu e, para alcançar este objetivo, a internet é um excelente auxílio.

Um comentário:

Glaucia Paschoal de Carvalho disse...

Parabenizo a iniciativa do Blog!!! coloquem mais informações!!

Tenho um blog chamado Sites Indígenas (www.sitesindigenas.blogspot.com) que tem uma grande relação de sites e afins, e sempre faço atualizações e divulgação. Vou colocar o de vcs na lista!
Um grande abraço
Glaucia